.

domingo, 10 de março de 2019

A Câmara Municipal de Campo Mourão passa por Regimento Interno e Lei Orgânica e novas atualizações em 78 dias


Uma comissão, formada por sete servidores municipais, designada pela mesa diretora da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, terá 78 dias para concluir os trabalhos de revisões e atualizações da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno do Poder Legislativo. Após as atualizações, todo o material será entregue aos vereadores para análise.



A Lei e o Regimento foram editados e publicados em 1990 e desde então não passaram por alterações significativas. “O Regimento Interno rege o funcionamento da Casa Legislativa e o processo legislativo, e a Lei Orgânica do município, são as normas que regulam a vida política na cidade, respeitando a Constituição Federal e a Constituição do Estado, sendo um importante instrumento que o poder público assume em favor da população”, comenta a presidente da Comissão de Servidores, Joicy de Oliveira.         

Segundo ela, tanto a Lei Orgânica como o Regimento Interno estão desatualizados. “As revisões e atualizações irão tornar o processo mais dinâmico e menos burocrático. De 1990 para 2019 muito mudou na nossa realidade e as normas precisam de atualizações”.
Depois de passar pela Comissão, a proposta segue para avaliação dos vereadores que terão um prazo para analisar as revisões. “Se houver necessidade de alterações, elas serão feitas pelos vereadores”, lembra Joyce.

Para o presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio, as atualizações são necessárias para o bom andamento dos trabalhos legislativos. “Tanto a Lei Orgânica como o Regimento estão em vigor há 29 anos e precisam de atualizações, levando em consideração as alterações pelas quais passaram a legislação estadual e a federal. 


FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA DE CAMPO MOURÃO