O governador Carlos Massa Ratinho
Junior anunciou nesta terça-feira (12) que o Paraná vai fazer a gestão das
obras de construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, que será
construída em Foz do Iguaçu. O anúncio foi feito após encontro com os
presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benítez, em Brasília.
Segundo Ratinho Junior, os dois
países fecharam um acordo para a realização da obra que irá desafogar o tráfego
pesado que hoje utiliza a Ponte da Amizade para cruzar a fronteira. “O governo
federal está delegando ao Paraná a gestão da obra”, afirmou o governador,
ressaltando que a decisão foi dos dois presidentes, após pedido de delegação
feito pelo Estado.
“Depois de 53 anos, o Paraná vai ter
a oportunidade de fazer a gestão dessa obra tão importante para o Estado e para
o País, que é a segunda ponte ligando Brasil e Paraguai. Obra que vai integrar
ainda mais os dois países e alavancar a nossa economia”, destacou o governador
Ratinho Junior.
“A decisão confirma a boa parceria
entre o Paraná e o governo federal”, afirmou o secretário da Infraestrutura e
Logística, Sandro Alex, que acompanhou o governador no encontro na capital
federal. A reunião também teve a participação do ministro da Infraestrutura,
Tarcísio Gomes de Freitas.
PROJETO - O projeto da segunda ponte
deverá ser construída sobre o rio Paraná na região do bairro Porto Meira, em
Foz do Iguaçu. No lado paraguaio, a obra vai alcançar o município de Presidente
Franco, vizinho a Cidade de Leste, onde está a Ponte Internacional da Amizade.
Com a obra, todo o transporte de cargas será feito pela nova passagem, e a
atual vai atender somente turistas e passageiros.
A Ponte da Amizade, construída em
1965, é o principal corredor logístico entre Brasil e Paraguai e está
sobrecarregada. Além das pessoas que circulam entre Foz e Cidade de Leste, ela
também concentra o trânsito de caminhões. Com a nova ligação, ficará exclusiva
para veículos leves e ônibus de turismo.
Além disso, a segunda ponte permitirá
a ligação entre a Rodovia das Cataratas e a BR-277 pela Perimetral Leste, por
onde também trafegarão os veículos pesados que circulam entre Brasil e
Argentina.
Além de Foz, está prevista outra
ponte ligando o município de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, a Carmelo
Peralta, no Paraguai, sobre o rio Paraguai. A previsão é de que as obras durem
cerca de três anos.
DETALHES - A ligação entre Foz do
Iguaçu a Presidente Franco foi licitada pelo Departamento Nacional de
Infraestrutura (Dnit), em 2014. O projeto, no entanto, não teve continuidade e
agora será retomado com recursos de Itaipu. A obra tem custo previsto de R$
302,5 milhões (considerando estrutura e desapropriações), além de R$ 104
milhões para a construção de uma perimetral no lado brasileiro.
O projeto do DNIT previa uma ponte
estaiada de 760 metros de extensão, com duas torres de sustentação de 120
metros de altura, acostamento e calçada. A perimetral de 15 quilômetros tem
custo estimado de R$ 104 milhões, que contempla os custos do projeto,
desapropriações, construção de quatro viadutos e duas aduanas (uma na cabeceira
da nova ponte e outra na fronteira com a Argentina).
fonte: agência de notícias do Paraná
fonte: agência de notícias do Paraná